quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Nostalgia dos Brinquedos


Nostalgia dos brinquedos
Nostalgia é um sentimento que surge a partir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida.


Lembrando disso, li que os soldadinhos de chumbo nasceram como jogos de guerra.Vários adultos já se divertiam  articulando batalhas com seus pequenos soldados. No ano 1610 há relatos sobre o futuro rei da França que em cima de uma mesa perfurada simulava batalhas. O brinquedo só passou a ser manufaturado comercialmente na metade do século 19, na Alemanha. Mas era artigo de luxo, só os pequenos nobres podiam tê-los. Seus grandes fabricantes foram às famílias alemãs Hilpert e Heinrichsen.


Há cerca de 6.500 anos os japoneses já fabricavam bolas, utilizando fibras de bambu e na China, a matéria-prima era crina de cavalos. Mas os romanos e gregos preferiam confeccionar o produto com tiras de couro, penas de aves e até bexiga de boi. Apesar disso, os brinquedos só se popularizaram a partir da década de 50, com a fabricação do plástico em escala industrial. 







A primeira bola branca, por exemplo, foi idealizada por um brasileiro - Joaquim Simão - em 1935. Sua intenção era a de melhorar a visualização em jogos noturnos. Atualmente existem no país cerca de 300 fábricas de brinquedos, que, anualmente, distribuem perto de dois mil brinquedos para o mercado consumidor. 














No Brasil, no começo da década de 70, um ratinho fazia enorme sucesso na TV, num quadro do programa Mister Show ao lado do ator Agildo Ribeiro; sua versão boneco foi igualmente um sucesso. Topo Gigio (topo significa rato em italiano) foi criado pela italiana Maria Perego, em 1958.




Nenhum comentário:

Postar um comentário